NATUREZA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
MEDIDAS EXPERIMENTAIS
GUILHERME SOUZA TOMASI
JAILSON OLIVEIRA DIAS
IURI
CRUZ DAS ALMAS – BAHIA
2013
GUILHERME SOUZA TOMASI
JAILSON OLIVEIRA DIAS
IURI
MEDIDAS EXPERIMENTAIS
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET095 – Física Geral e Experimental I. Turma P03. Experimento realizado no dia: 13/09/2013.
Professora: Karina Araújo Kodel
CRUZ DAS ALMAS – BAHIA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
2 OBJETIVO 4
3 MATERIAIS E procedimento experimental 5
3.1 Materiais 5
3.2 Procedimento Experimental 5
4 Resultados e discussão 6
5 conclusão 15 referências bibliográficas 16 anexo 17
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na natureza podemos observar que tudo nela se move, não só os animais que geram seus próprios movimentos, mas também os vegetais e minerais movidos pelo vento e água, as folhas e os galhos das árvores, as pedras que rolam nos leitos dos rios, os grãos de areia nos desertos e praias. Uma pequena estrela como o nosso sol tem vários tios de movimento. Acontece o mesmo com o nosso planeta, a Lua e todos os planetas do sistema solar. No mundo dos seres muito pequenos inclusive nada está parado. Podemos afirmar isso usando um microscópio. Podemos ver as bactérias, seres unicelulares, e até os movimentos de mitose das células de nosso organismo.
Embora não seja possível velos. Os átomos e as moléculas. Eles que compõem tudo o que existe. Estes também estão em constante movimento. Todos os gases, líquidos e sólidos são formados por átomos ou moléculas em contínuo movimento. Ou seja, toda a matéria está em continuo movimento.
O conceito de movimento, bem como a sua análise é indispensavelmente importantíssima para a ciência. Principalmente para a física, o ideal é compreender o movimento