Estudante
13 deles em territórios de municípios no entorno de Santa Inês | A deputada Vianey Bringel (PMDB) e o deputado André Fufuca (PSDB) são os que mais fizeram indicação para a criação de novos municípios na região |
Caso venha mesmo a se transformar em realidade a criação de novos municípios maranhenses, ao menos mais 13 novos municípios serão emancipados em territórios de pertencentes a sete municípios localizados próximos a Santa Inês. No município de Santa Luzia serão criados 5: Santo Onofre, Faísa, Chapada do Seringal, Floresta e Governadora Roseana Sarney. No território de Pindaré são 2: São José do Lages e Morada Nova. No município de Pio XII será criado Cordeiro do Maranhão. Em Bom Jardim, Novo Jardim e Senador João Alberto, em Monção o município de Castelo e em Alto Alegre do Pindaré, o município de Auzilândia e o povoado de Coque, em Vitória do Mearim, também passará a ser município. Isso sem contar os municípios que serão criados a partir de territórios de Buriticupu (02), Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Vitorino Freire, etc, cada um com 1 nome na lista. Outros 109 povoados dos mais diferentes municípios maranhenses, também fazem parte da lista. A deputada Vianey Bringel (PMDB), os deputados André Fufuca (PSDB) e Carlinhos Florêncio (PHS) são os que mais fizeram indicação para a criação de novos municípios na região.
FINALIZAÇÃO DE PEDIDOS NA AL
Segundo informações da Assembleia Estadual o prazo para protocolar requerimento solicitando a criação de novos municípios encerrou-se na Assembleia Legislativa, somando, ao fim de um período de 30 dias, 126 pedidos. Desde o dia 13 deste mês, foi iniciado o prazo de 120 dias para a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional elaborar estudos de viabilidade para cada núcleo urbano que pleiteia a emancipação.
Segundo o chefe do setor de Protocolo da Assembleia Legislativa, Antônio Santos Serra, durante o plantão de sábado (25)