Trabalho Worney 2

1197 palavras 5 páginas
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL – SOEBRAS
FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO TRABALHO

MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
A motivação dos empregados é um dos aspectos mais críticos e, paradoxalmente, um dos mais negligenciados na gestão organizacional. Implantar sistemas de gestão pautados nas normas ISO, adotar planejamento estratégico, informatizar os processos produtivos – tudo isso é capaz de trazer vantagem competitiva. Mas, se o fator humano não estiver motivado para contribuir eficientemente para o sucesso da organização, dificilmente esta vantagem será alcançada ou mantida.
O significado do termo motivação varia de acordo com a linha teórica dos autores. Encontra-se, entre estes, uma grande controvérsia, de tal modo que o conceito de motivação flutua desde a resposta dos indivíduos a estímulos externos até atitudes e comportamentos desencadeados por estímulos originados no nível mental inconsciente. E, ainda, desde a visão de que a motivação pode ser criada e aumentada por recompensas salariais até a afirmação de que nenhuma pessoa pode motivar outra.
A ideia de motivação no ambiente organizacional está intimamente ligada à concepção que se tem a respeito da percepção do empregado relativamente à tarefa ou atividade que este executa. Na medida em que se entende que o trabalho não é algo que traz – em si – satisfação e prazer, mas sim algo que se faz somente porque dele se necessita para sobreviver, é natural que se conclua que o trabalhador fará somente o mínimo indispensável para não perder o emprego e que, portanto, para fazê-lo empenhar-se na execução das suas tarefas, tornar-se produtivo, eficiente e eficaz, não há outro caminho a não ser coagi-lo.
Entende-se, assim, que a coação – seja por meio da ameaça de punições de ordem física ou psicológica ou de cortes no salário ou, ainda, de demissão – é a forma mais adequada de motivar os empregados para o trabalho. Em outras palavras, a motivação é vista como consequência de

Relacionados

  • Processo de Recrutamentos
    3644 palavras | 15 páginas
  • Marketing em empresas com estruturas de vendas terceirizadas
    3400 palavras | 14 páginas
  • Artigos, fichamentos e textos
    4466 palavras | 18 páginas
  • Resiliência e Espiritualidade em Pacientes Oncológicos: Uma abordagem Junguiana.
    46788 palavras | 188 páginas