trabalho vinicius
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio A.C. No final do século XIX e início do século XX, a conexão das economias e culturas do mundo cresceu muito rapidamente.
O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.
A Aceleração dos Fluxos
Existem muitos tipos de fluxos, os mais comuns no estudo da geografia, são os fluxos de capitais, fluxos de mercadorias e fluxos de pessoas.
A Globalização da economia, graças as novas tecnologias nas redes de comunicação e transportes, deu uma boa acelerada nestes fluxos.
Tudo hoje em dia acontece de forma muito rápida, é possível transferir capitais de um lugar a outro, em poucos minutos pelo computador.
As pessoas, também se locomovem de um lado a outro do mundo em questão de horas.
E a comunicação ocorre praticamente em tempo real, em poucos segundos as informações globais são disseminadas nos meios de comunicação.
Os países desenvolvidos possuem uma boa economia devido às produções, as empresas de grande porte instaladas que exportam para todo o mundo. Isto promove as relações existentes