Documento
2) Explique e dê exemplos: O Mito para o primitivo abrange a totalidade do real.
3) Faça um paralelo entre: mito/ciência;rito/técnica.
4) Como é a consciência de si do homem primitivo?
5) Quais são as fases na evolução da religião?
6) Qual a função da razão diante do mito?
7) Enfoque alguma personalidade conhecida emarcante do cenário artístico ou político e analise como o mito é um componente expressivo.
8) A partir dos conceitos de mito e rito, analise os fenômenos futebol e carnaval.
9) “Os contos defadas, à diferença de qualquer outra forma de literatura, dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação, e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver aindamais o seu caráter. Os contos de fadas declaram que uma vida compensadora e boa está ao alcance da pessoa, apesar da adversidade – mas apenas se ela não se intimidar com as lutas do destino, sem asquais nunca se adquire verdadeira identidade. Essas estórias prometem à criança que, se ela ousar se engajar essa busca atemorizante, os poderes benevolentes irão em sua ajuda, e ela o conseguirá. Asestórias também advertem que os muitos temerosos e de mente medíocre, que não se arriscam a se encontrar, devem se estabelecer numa existência monótona - se um destino ainda pior recair sobre eles.” (BrunoBettelheim).
A) Explique em que sentido, a partir das sugestões do texto, podemos relacionar o conto de fada e mito.
B) Aplique as análises do texto a algum conto de fada (por ex: João e Maria ouchapeuzinho vermelho).
10) Leia o texto complementar de Pierre Clastes e responda:
A) O que é rito de passagem?
B) Compare com alguns ritos modernos dessacralizados.
11) Leia o texto complementarde Roland Barthes e o interprete levando em conta os conceitos aprendidos no capítulo 5(Ideologia): Por que o mito da cabana feliz é ideológico?