Trabalho VillaLobos
1) Como o contexto histórico/sócio-cultural/econômico/político influenciou a trajetória do empresário/empreendedor estudado?
Heitor Villa-Lobos foi apresentado à música desde cedo, apesar da resistência de sua mãe, que queria vê-lo médico. O pai era músico e a criança estava exposta a melodias grande parte do início de sua vida e talvez daí venha o seu amor pela profissão, que o impulsionou a estudar e tornar-se especialista na área. Tinha grande aptidão para música, fato este que colaborou com suas ações criativas e inovadoras.
2) Quais os traços de personalidade mais marcantes do empresário/empreendedor estudado? Como esses traços influenciaram sua trajetória pessoal e empresarial? Até que ponto eles foram determinantes para o sucesso do seu empreendimento? Como esses traços interferiram na escolha do ramo de negócio, assim como do tipo de empresa e do modelo de gestão adotado? Consulte os textos de 01 a 07 e 11 da apostila de textos obrigatórios, assim como o texto “Sujeitos Estrategistas” disponibilizado no SGA.
O empreendedor é movido por sua paixão pela música e tal paixão o permite desenvolver estratégias, mas de maneira inconsciente. A verdade é que o sujeito percebe inovações que todos à sua volta também percebem mas que, de alguma maneira, não podem exteriorizá-las. O amor pela música faz com que Villa-Lobos queira vivenciá-la de todas as formas possíveis, a cada momento ele se encanta mais pelo universo musical brasileiro, viaja pelo país, se encanta pelo canto dos pássaros e pelas canções indígenas, se envolve com o canto popular, pelo folclore e agrega todas essas influências a tudo o que havia estudado sobre música erudita, percebe que essa mistura seria interessante e inovadora. Essa inovação estava ao alcance de qualquer um de seus contemporâneos, mas foi ele quem melhor soube fazer com que elas acontecessem.
3) Quais fatores contextuais/conjunturais influenciaram a trajetória do empresário/empreendedor estudado? Que tipo de