Trabalho UC 1
1. A figura abaixo, retirada do Livro Unidades de Conservação do Brasil, de Marcos Araújo (2006) representa a evolução da biodiversidade ao longo do tempo. Em análise da figura, observa-se alguns períodos em que houve a redução da biodiversidade, conhecidos como “eventos de extinção em massa”. Com respeito a estes eventos, pergunta-se:
a) Em que períodos ocorreram essas reduções? Permiano e Triássico, chamado de Permo-triássico, período onde ocorreu a maior redução de espécie.
b) Qual (is) a(s) causa (s) dessa redução ?
No final do Permiano ocorre aquela que talvez tenha sido a maior extinção em massa que já ocorreu. A teoria mais aceita para esta extinção é a que põe a culpa nas chamadas armadilhas siberianas, grandes erupções vulcânicas que liberaram gases tóxicos e de efeito estufa, que fizeram o planeta sufocar. O problema no período era a anóxia, a falta de oxigênio, e a acidificação na água.No início do período posterior, o Triássico, há uma falta de formação de carvão (constituído por restos de seres vivos), o que indica que ocorreu grande extinção na época também. A temperatura no início do Triássico, pois o calor pode ter sido tão intenso que matou diretamente muitas espécies.
c) Observa-se na figura, ainda, que no período atual o número de atual ocorre grande perda mundial de genes, espécie e ecossistemas, que vem sendo denominado de “Crise de Biodiversidade”. Já é considerada como o sexto evento de extinção em massa na história geológica do planeta. Qual razão deste sexto evento? Está ocorrendo por causa da perda de habitat das espécies para construções, agricultura e pecuária; pela poluição da água (afluentes domésticos e industriais), do solo (agrotóxicos) e do ar (fumaças de queimadas e combustão de carros e indústrias); espécies invasoras; mudanças climáticas, entre outros.
2. O estabelecimento de espaços territoriais especialmente protegidos em todas as Unidades da Federação é atribuição constitucional