Trabalho turbinas
Vamos abordar através desse trabalho os sistemas de geração hídrica brasileiro, remontando sua historia desde a primeira usina hidrelétrica brasileira criada em Ribeirão do inferno em 1883 até sua evolução através dos anos. Esclarecendo seus tipos de funcionamento básicos, como também descrever os tipos de turbinas encontrados no mundo como o modelo mais usado no brasil e qual o melhor tipo de aproveitamento entre vazão e pressão utilizadas nestas turbinas para melhor rendimento da produção de energia elétrica dependendo da necessidade seja em baixas alturas ou altas. Veremos o cenário atual do Brasil nos recursos hídricos juntamente com os benefícios e prejuízos que um sistema de geração hídrica pode causar no ambiente.
2. Um pouco de história
A obtenção de energia elétrica no mundo é essencialmente produto de fontes hídricas, embora existam muitos países que utilizem fontes de energia termoelétricas ou nucleares. No Brasil a primeira usina hidrelétrica criada foi a de Ribeirão do inferno em 1883 na cidade Mineira de Diamantina, depois vieram as de Ribeirão dos Macacos em 1887 e a de Marmelos em 1889. Até a primeira década do século XX foram sendo criadas pequenas hidrelétricas, com foco em tarefas pequenas como na iluminação pública, transportes coletivos como os bondes e fornecimento para o setor têxtil.
Com o tempo foi-se tornando crescente a aplicação no setor agrícola, em indústrias e no consumo doméstico. Só na década de 1920 que o assunto sobre energia no Brasil começou a ser intensificado.
A partir de 1930 foram criadas a Companhia Vale do Rio Doce (1942) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf, 1945), período que vai até 1945 e marca uma acentuada queda no ritmo de crescimento na evolução de indústria de energia elétrica.
Em 1956 época do governo de Juscelino Kubitschek houve um crescimento na economia brasileira incluindo o setor energético. Em 1957 foi criada mais uma usina, a Furnas Centrais Elétricas S.A. (Furnas). No