Melão
O melão (Cucumis melo L.) é uma das oleráceas que em 2007 a área cultivada foi de aproximadamente 1,27 milhões de ha, com produção de 26,8 milhões de toneladas, o que proporcionou uma produtividade média de 21 t/ha (FAO, 2009). O maior produtor mundial é a China, responsável por cerca de 51% da produção mundial, sendo também o país que apresenta a maior superfície cultivada. O Brasil ocupa a décima primeira posição entre os maiores produtores mundiais do fruto.
Composição do Melão
O melão é especialmente rico em elementos minerais, em particular potássio, sódio e fósforo(Tabela 6). Já o valor energético é relativamente baixo, 20 kcal/100g a 62 kcal/100g de polpa, e a porção comestível representa 55% do fruto. O fruto é consumido in natura, como ingrediente de saladas com frutas ou outras hortaliças, e na forma de suco. O fruto maduro tem propriedades medicinais, sendo considerado calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante e emoliente.
Clima
O clima influência na adaptabilidade do meloeiro a diferentes regiões. Os fatores climáticos, como a temperatura, a umidade relativa, a precipitação e a radiação solar exercem influência no crescimento, desenvolvimento, qualidade dos frutos e produtividade do melão.
Temperatura
As faixas de temperatura, nos diferentes estádios fenológicos da cultura, são: para a germinação, a temperatura pode variar de 18 °C a 45 °C, situando-se a ideal entre 25 °C e 35 °C; para o desenvolvimento da cultura, a faixa ótima é de 25 °C a 30 °C (abaixo de 12° C, seu crescimento é paralisado); para a floração, a temperatura ótima situa-se entre 20 °C e 23 °C. Temperaturas elevadas, acima de 35 °C, estimulam a formação de flores masculinas e acima de 37 º C a 38 ºC, ocasionam problemas na maturação.
Adubação
Para a adubação orgânica do melão, recomendam-se 20 m3ha-1 de esterco de curral bem curtido ou 2 t ha-1 de torta de mamona, também bem curtida.
Como adubação mineral,