Trabalho Turbinas a Gas
Trabalho sobre Turbinas a Gás na Disciplina EME014- Sistemas Térmicos
Itabira 2014
Trabalho sobre Turbinas a Gás na Disciplina EME014- Sistemas Térmicos
ITABIRA
2014
Sumário
1- Introdução 4
2- Objetivos 5
3- Desenvolvimento 5
4- Resultados 15
5- Conclusão 19
6- Referencias 20
1- Introdução
As turbinas a gás são maquinas térmicas que podem ser comparadas a motores a combustão interna que utilizam a compressão e combustão de gases num ciclo termodinâmico para gerar energia. Sua grande utilização atual se da devido as grandes vantagens que possuem com relação aos motores a combustão internas sendo muito mais eficientes que estes últimos.
Os maiores desenvolvimentos das turbinas a gás foram feitos um pouco antes é durante da segunda guerra mundial quando teste visavam sua utilização no seguimento aeronáutico, mais foram feitas tentativas de se utilizar este tipo de energia muito antes. O próprio Leonardo da Vinci em 1550 criou uma maquina que aproveitava o movimento dos gases ascendentes em uma chaminé para rotacionar um espeto de cozimento. Em 1808 John Dumball teve a ideia de uma turbina com partes moveis mais sem a utilização de vários estágios de compressão, mais tarde em 1837 Bresson imaginou uma turbina munida de uma câmera de combustão resfriada a ar.
Foi somente em 1872 quando Franz Stolze combinou as ideias de Dumball e Bresson e fez seu projeto de turbina a gás munida de um compressor axial que a base do modelo atual foi criada. Sua turbina só foi construída em 1900 e possuía um compressor axial com vários estágios, seguido de uma única câmara de combustão, infelizmente sua maquina nunca funcionou com grande sucesso.
O motor de Frank Whittle em 1937, foi a primeira turbina para propulsão