trabalho transporte
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Gestão da Cadeia de
Abastecimento
Supply chain é a de integração da empresa com todas as firmas da cadeia de suprimento: fornecedores, clientes e provedores externos de meios logísticos compartilhando informações e planos necessários para tornar o canal mais eficiente e competitivo. Este compartilhamento é mais profundo, acurado e detalhado do que na tradicional e conflitante relação comprador/vendedor.
Objetivo
Visão do Processo
Os grandes objetivos da visão supply chain são: reduzir custos de fornecimento; reduzir o tempo total; aumentar as margens de lucro; aumentar a produção e melhorar o retorno de investimentos da empresa.
A cadeia de suprimentos é uma sequência de processos e fluxos que acontecem dentre e entre os diferentes estágios da cadeia, e que se combinam para atender à necessidade de um cliente por um produto. Há duas maneiras de visualizar esses processos: visão cíclica e visão push/pull. Visão Cíclica
Ciclo de Pedido do Cliente
Dados os cinco estágios de uma cadeia de suprimentos
(clientes, varejistas, distribuidores, fabricantes e fornecedor), todos os processos de cadeia podem ser desmembrados nos seguintes ciclos de processos: Ocorre na interface entre o cliente e o varejista e inclui todos os processos diretamente envolvidos no recebimento e no atendimento ao pedido do cliente. A interação do varejista com o cliente começa quando é feito o contato com o cliente e termina quando este recebe seu pedido. Os processos envolvidos no ciclo do pedido do cliente são os seguintes:
a)
ciclo de pedido do cliente;
b)
ciclo de reabastecimento;
c)
ciclo de fabricação;
d)
ciclo de suprimentos.
a)
chegada do cliente: o termo chegada do cliente referese ao momento que o cliente chega ao local onde ele tem acesso às opções e decide o que vai comprar. O ponto de partida de qualquer cadeia de suprimento é a chegada do cliente;
1