TDAH
HIPERATIVIDADE (TDAH)
Fernando Costa Joaquim
Professor: Carlos Simões Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (MAD 0194)
13/06/2013
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo informar de maneira clara e objetiva o que é o TDAH, suas causa, sintomas, diagnóstico e tratamento. Mostra também alguns problemas enfrentados pelo portador da síndrome assim como as pessoas que os cercam. Com as pesquisas realizadas buscamos explanar ao máximo, quais atitudes a ser tomadas para um bom diagnóstico e um melhor tratamento a fim de conduzir o portador ao melhor convívio possível diante do problema. Mostramos que com acompanhamento médico especializado, interação dos familiares, acompanhamento escolar, compreensão, paciência, tolerância, e conhecimento sobre o assunto pode melhorar bastante ou até sanar o transtorno.
Palavras-chave: Desatenção – Hiperatividade – TDAH.
1. INTRODUÇÃO
O TDAH é uma doença caracterizada pelo exagero de desatenção e/ou hiperatividade. Essa doença sempre existiu, porém hoje em dia, há um crescimento de diagnósticos e conseqüentemente do tratamento, devido ao maior acesso á informação, tanto pelos pais, educadores e até mesmo pelos próprios médicos.
Esse é um assunto muito debatido, pesquisado e que gera muitas controvérsias por ainda não existir um consenso e uma exatidão científica sobre as causas, e principalmente a forma de tratamento adequado.
Sabe-se que uma média de 3% a 6% das crianças são portadoras da síndrome e que dessas aproximadamente 20% continuaram com a mesma na vida adulta, mas esses números também não são exatos devido a alguns fatores, como por exemplo, a falta de informação que leva a doença a ser ignorada, por diagnostico impreciso ou até mesmo por diagnósticos equivocados.
2. CONCEITO
O transtorno de déficit de atenção (TDAH) se caracteriza pela falta de atenção, inquietude e impulsividade. O TDAH também pode ser conhecido como