Trabalho de Transporte
PALMAS - TO
23/02/2015
Thayanne Serpa Da Silva Corado Bispo
Williângela Noronha Lima
A EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE NO BRASIL
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil, realizado, para fins de avaliação parcial da disciplina de Transporte e Tráfego Urbano, sob orientação da professora Elaine Maria.
PALMAS - TO
23/02/2015
A evolução do transporte no Brasil
A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Podemos dizer que, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro. Os transportes podem se distinguir pela possessão, onde o transporte público é destinado a qualquer pessoa e o privado é restringido somente a quem os adquiriu.
Os transportes contêm três elementos: infraestrutura, veículos e operações comerciais.
Os meios de transporte ainda podem ser divididos em:
- Terrestre;
- Aquático;
- Aéreos;
- Tubular.
Em 1999, foi feito um levantamento mostrando estatisticamente a porcentagem dos tipos de transportes no Brasil, aferindo:
1ºRodoviário–61,82%
2ºFerroviário–19,46%
3ºAquaviário–13,83%
4ºDutoviário –4,58%
5º Aéreo – 0,31%
"Em uma apreciação geral, pode-se afirmar que a prática do planejamento de transportes no Brasil não é tão nova assim. Desde o Império, a adoção de planos de viação foi preocupação de muitas personalidades, embora a história tivesse de esperar até o início da República para que o Estado brasileiro tomasse alguma iniciativa com vistas a preparar planos. Após a frustração com relação ao primeiro plano geral, fruto de uma comissão composta em 1890, continuou-se a adotar programas independentes para cada modal, e somente em 1934 o país adotou formalmente um Plano Geral de Viação. A prática de planejamento, mais sistemática e recorrente, iria, contudo, começar após a Segunda Guerra e se consolidar, definitivamente, no