Trabalho de transportes
1 - Quais as possíveis causas para a inobservância dos princípios da hierarquização viária? Cite exemplos das causas e das consequências deste problema.
Em uma via dois pontos importantes, e que na pratica se conflitam, a acessibilidade e mobilidade que são inversamente proporcionais, o desrespeito dessa hierarquização causa grandes problemas de mobilidade pois se congestiona vias que em tese não deveriam ter um fluxo alto e com isso o tempo de viagem aumenta. Um dos motivos para isso o mau planejamento na construção area urbana que faz com que se use vias expressas como locais evidenciando o problema de acessibilidade gerado pelo mau desenvolvimento como por exemplo a Régis Bittencourt (BR-116) na região de Taboão da Serra, que devido ao trafedo intenso gera problemas de mobilidade urbana, por conta da alta taxa de urbanização proxima a vias expressas.
2 - Apresente exemplos de sua cidade e região em que a hierarquização viária não é respeitada. Apresente evidências (fotos, relatos, ações de mobilização de vizinhança etc.
A Avenida Tiradentes em Guarulhos que é uma via arterial é usada como expressa pelos moradores da região de Guarulhos que saem da Rodovia Presidente Dutra para acessar o centro da cidade e regiões mais afastadas como bairro Bela Vista e Cocaia com maior velocidde e com isso congestiona a via e o tempo de viagem aumenta exponencialmente.
Isso ocorre devido à falta de planejamento, com o desenvolvimento desorganizado se utiliza as vias arteriais como expressa causando transito pesado que chega até a expressa e posteriormente as locais que acabam sendo usadas