resenha Critica
1- O que é Síndrome de Alienação Parental?
R: É quando o pai ou a mãe (geralmente a mulher, porque na maioria das vezes ela recebe a guarda) procura afastar os filhos do outro genitor após ou durante o divórcio. A pessoa tenta provocar nas crianças fortes sentimentos de rancor, ansiedade ou temor em relação ao outro.
2- A Síndrome de Alienação Parental pode ser em três graus de afetação em relação aos filhos. Explique esses graus.
R: Estágio leve: as crianças convivem com o genitor alvo sem grandes dificuldades. O mais são apenas alterações naturais que ocorrem após o divórcio. Estágio médio: está a constante provocação do genitor alienante, que se utiliza de falsas histórias e sua repetição, bem como da depreciação que faz face o genitor alvo, induzem a criança a nutrir por este sentimento de rancor, ódio e medo. Estágio grave: a criança e/ou adolescente sofre de fortes perturbações mentais e crises de alucinação, tanto que não mais necessita da figura do genitor alienante para induzi-la ao ódio e ao medo pelo genitor alvo, uma vez que esta já está totalmente corrompida e nutrida por sentimentos negativos face ao genitor oposto da relação de parental, de forma que a visitação nesta fase se torna impossível e/ou insuportável, devido à agressividade da criança.
3- O que são falsas memórias?
R: São casos em que o alienador chega a convencer a criança alienada deque ela sofreu agressões físicas e/ou sexuais do genitor alienado. Ao chegar neste ponto, a criança já não consegue distinguir a fantasia da realidade, repetindo os relatos feitos pelo alienador como ser verdadeiros fossem. Encontra-se aí a forma mais extrema de alienação parental, que irá gerar danos severos ao menor, o qual muitas vezes não se recupera da pressão psicológica sofrida, carregando sequelas para o resto da vida.
4- A criança que sofre alienação parental vivencia dois momentos críticos que lhe trazem traumas permanentes. Explique esses dois