juizado de menores
( Homo Faber)
Hoje temos conciencia de que o trabalho é uma atividade tão importante para o estudo do homem como o conhecimento, a liberdade e a linguagem. Hoje compreende- se que o “homem é essencialmente artiflex, criador de formas, fazedor de obras... que a natureza do homem é o operador.
Colocaremos antes de tudo algumas informações sobre a historia do trabalho.
É opinião dos estudiosos que a descoberta que mais contribuiu para elevar o homem ao estagio do homo faber tenha sido a descoberta do fogo. “ o fogo é a fonte em que esta concentrada a energia. Por essa razão, a descoberta do fogo é, sem duvida, a conquista singularmente maior da humanidade. Ela sozinha libertou o homem da restrição de sua limitada reserva de energia, substituindo a dos animais domésticos... Aqui temos uma conquista física inequívoca no modo de utilizar a energia, que distingue o homem dos outros animais quando os comparamos. Nenhuma outra espécie que possua inteligência faz a menor tentativa de utilizar o fogo; enquanto isso, não se conhece nenhuma tribo humana, por mais primitiva que seja, que não se utilize do fogo”
Com a descoberta do fogo, o homem passou do trabalho “ manual” para o artesanal”
Na historia do trabalho humano: O artesanal e o industrial. No periodo artesanal, o instrumento de trabalho era o utensílio; no industrial, a maquina. A humanidade passa da era utensílio para a era da maquina.
No pensamento grego, o trabalho é definido como imitação complemento natureza. Na época patrística e escolástica, atribuiu-se ao trabalho um valor soteriológico: ele é visto como instrumento de purificação e de salvação.
O trabalho, de fato elimina três grandes males: o aborrecimento, o vicio, e a necessidade.
Segundo a Enciclopedia Filosofica, o trabalho é “ toda atividade material e espiritual que procura um resultado útil” mais precisamente podemos dizer que o trabalho é uma atividade cansativa com a intenção de modificar as coisas mediante o uso do