relatorio de estagio sobre qualidade de vida no trabalho
1- RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Na entrevista realizada com a secretária e a administradora financeira da empresa e nas observações do local do estabelecimento, observou-se que a participação seria satisfatória para a realização de um bom trabalho e sentiu-se a real necessidade de melhorar a autoestima e a satisfação pessoal dos funcionários e equipe em geral.
Considerando as preocupações existentes na instituição, chama-se a atenção alguns problemas de ordem emocional existente entre alguns funcionários da empresa. Apresentando dificuldades de relacionamentos interpessoais ou mesmo entre grupos, mostrando nitidamente uma baixo auto estima e uma necessidade de serem motivados ou se automotivarem. As atitudes e as palavras são de um peso enorme, podendo destruir ou fortalecer o auto respeito e levando o funcionário tomar atitudes que possam vir a afetar a imagem da instituição e sua própria imagem perante o grupo em geral. A autoestima não tem nada a ver com o que você é, ou com o que você possui, mas sim com a maneira pela qual você se sente em relação ao que conquistou e agora faz parte do mundo .Segundo Freud,
“necessitamos de trabalhar com amor para nos sentirmos mentalmente sadios, mas embora necessários em nossas vidas, não são suficientes. Temos necessidades fisiológicas como segurança, reconhecimento, respeito, amor e auto estima”. (apus Seib,p.15).
Nas atividades de dinâmicas como : Dinâmica : Quem sou eu? Os participantes desenharam sua resposta. A apresentação dos desenhos foi feita em plenário ou nas respectivas equipes. O grupo procurou interpretar as respostas. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentaram a própria resposta.
Ja na dinâmica : Duas máscaras- Cada participante recebeu um folha em branco. Em cada lado da folha desenharam uma máscara e escreveram :Lado 1 : Aquilo que acha que é. ( alegre, triste, feio, bonito. ) ( Como me vejo)