Trabalho Transistor
O transistor, derivado de suas propriedades intrínsecas "resistor de transferência", em inglês: (TRANsfer reSISTOR), é um componente constituído de uma pastilha monocristalina de material semicondutor (Germânio ou Silício) com regiões dopadas com impurezas do tipo N e do Tipo P, que pode ser usado como amplificador de corrente, amplificador de sinal e chave eletrônica. Criado no ano de 1947 pelo Dr. John Bardeen, Dr. William Schocley e Dr. Walter H. Brattain, o transistor rendeu para os criadores o premio Nobel de 1956.
MODO DE FUCIONAMENTO
O primeiro transistor foi consistindo em um pequeno bloco de e três filamentos de ouro. Um filamento era o pólo positivo, o outro, o pólo negativo, enquanto o terceiro tinha a função de controle.
PRIMEIRO TRANSISTOR
Tendo apenas uma carga elétrica no pólo positivo, nada acontecia: o germânio atuava como um isolante, bloqueando a corrente. Porém, quando certa tensão elétrica era aplicada usando o filamento de controle, um fenômeno acontecia e a carga elétrica passava a fluir para o pólo negativo. Haviam criado um dispositivo que substituía a válvula, que não possuía partes móveis, gastava uma fração da eletricidade e, ao mesmo tempo, era muito mais rápido.
APLICAÇÃO E ESQUEMAS Tradicionalmente os transistores se dividem em dois(2) grupos: a saber:
1.Bipolares;
2.Unipolares ou de efeito de campo.
1 - Bipolares – são aqueles formados por três (3) regiões semicondutoras de polaridades alternadas existindo entre elas duas junções.As regiões recebem os nomes de emissor (E), Base (B), e coletor (C). Baseiam o seu funcionamento com alimentação de corrente na base.
Símbolo: Aspecto:
Podemos obter a estrutura indicada de duas formas diferentes, o que leva a dividir os transistores bipolares, quanto a sua estrutura em dois tipos: Tipo NPN e o tipo PNP. Veja as figuras na seqüência:
Esquema interno dos tipos NPN e PNP NPN PNP
Base , Coletor e Emissor.
Vamos agora entender o que é Base,