ATInformao 20150319123657

2926 palavras 12 páginas
A TECNOLOGIA E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO

A informação é necessária para qualquer decisão que tomemos em nossa vida cotidiana.
A palavra informação em si traz a idéia de ordenação, de processo que organiza a ação. Traz ainda a idéia de dar a conhecer, tornar público. A informação pode contribuir para o avanço da cidadania e da representação dos sujeitos sociais e para os projetos políticos.
A informação tem ainda um potencial para trazer alterações da própria consciência do homem em sociedade. É considerada como etapa primordial para a ação, a informação não produz conhecimento e nem é seu sinônimo. No entanto, é imprescindível para a geração do conhecimento, assumindo o papel de “agente mediador na produção do conhecimento”
(Barreto, 1994:3 apud Moraes, 1998).
Comumente os termos “informação” e “dado” são utilizados de forma indiscriminada e confundidos nos seus significados. Da mesma forma, sistema de informação costuma ser associado a idéia de informatização (informática) ou ainda, como equivalente a base de dados.
Dado
É qualquer elemento quantitativo ou qualitativo, desvinculado de referencial explicativo, que por si só não conduz ao entendimento da situação.
Informação
É o produto da análise dos dados obtidos, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto para gerar conhecimento conduzindo à melhor compreensão de fatos e situações.
Conhecimento
Gerado o adquirido a parti da informação
Dados primários (ou de fonte primária): são os dados que são levantados diretamente na população pesquisada.
Ex.: um pesquisador vai coletar sangue na população para verificar a prevalência de anemia ferropriva.
Dados secundários (ou de fonte secundária): quando os dados já são existentes (arquivados, registrados, processados ou publicados).
Ex.: Ao estudar a incidência do sarampo com base nos casos registrados pelo serviço de saúde de um município.
A transformação do dado em informação
Processos de

Relacionados