Trabalho TOPOGRAFIA
Coordenadas Geográficas e Fusos Horários
Alunas: Bruna de Araújo Gama Fernanda Gabriela Ferreira Ribeiro
Liliane Silva Batista Vasconcelos
Nacélia Santos de Andrade
Rayssa Bitencourt Lima
Professora: Tatiana Máximo
Aracaju, 09 de março de 2015
1- INTRODUÇÃO
Coordenadas geográficas
É o sistema de coordenadas mais antigo. Ele expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Provém das teorias dos antigos babilônios, expandido pelo famoso pensador e geógrafo grego Ptolomeu, na qual um círculo completo é dividido em 360 graus (360°). Portanto, através desse sistema conseguimos localizar um ponto único no mapa com base nas coordenadas pré-estabelecidas.
Fusos horários
Por muitos séculos a contagem das horas era realizada a partir da observação do movimento diário aparente do Sol no céu, principalmente pelo uso de relógios de Sol, porém isso levava ao problema da determinação da hora do meio-dia, que é associada à passagem do Sol pelo meridiano local, e, portanto, variava de uma cidade para outra. Os viajantes acertavam os relógios toda vez que chegavam a uma nova localidade. A delimitação e a aplicação dos fusos horários retificaram parcialmente essas discrepâncias. Os relógios de um mesmo fuso horário devem seguir o mesmo tempo solar médio.
A definição de um sistema mundial da Hora Legal, com um marco inicial para contagem das horas, tornou-se urgente em virtude da diminuição dos intervalos de tempo entre as viagens, que se tornaram mais rápidas, com o uso de ferrovias no século XIX. Em 1878, o senador canadense Sanford Fleming elaborou um modelo global de fusos horários. Em 1883, as linhas de trem dos Estados Unidos passaram a utilizar esse sistema de fusos horários. A escolha do Meridiano de Greenwich, passando pelo observatório de Greenwich no Reino Unido, se deu a partir de 1 de outubro de 1884, na