Trabalho Tica
Conceito de Ética e Sustentabilidade Organizacional
Ética e Sustentabilidade Organizacional
Com a evolução natural da espécie e com a chegada de novas tecnologias, as pessoas perderam um referencial importantíssimo,tornaram capitalistas e individualistas ao extremo,perdendo conceitos importantes de ética e sustentabilidade.
Ética ou “Ethos” em grego significa a morada humana, aquele espaço da natureza que reservamos, organizamos e cuidamos para fazê-lo nosso habitat. A partir dele nos enraizamos, estabelecemos nossas relações e elaboramos o sentimento tão decisivo para a felicidade humana que é o de “sentir-se em casa”.Ocorre que “ethos” hoje não é apenas a morada que habitamos, a cidade na qual vivemos, o país no qual nascemos. “Ethos” é a casa comum, o planeta Terra.
Já a sustentabilidade provém das ciências da vida, da biologia e da ecologia. A sustentabilidade significa que no processo evolucionário e na dinâmica da natureza vigoram interdependências, redes de relações inclusivas, mutualidades e lógicas de cooperação que permitem que todos os seres convivam, co-evoluam e se ajudem mutuamente para manterem-se vivos e garantir a biodiversidade. A sustentabilidade vive do equilíbrio dinâmico, aberto a novas incorporações, e da capacidade de transformar o caos gerador de novas ordens.
E a cada dia que passa temos que valorizar esse conceito, porque os seres humanos estão consumindo os recursos naturais com uma velocidade absurda e se não houve a conscientização de todos os recursos cessarão.Os conceitos citados tornaram-se extremamente importantes não só para sociedade como também para as organizações,porque através deles garantimos uma maior qualidade de vida e sobrevivência da espécie e do planeta.Isso será exposto através de algumas dimensões importantes da sustentabilidade.
Para Foladori (2002), há uma preocupação com a degradação do meio ambiente desde os anos sessenta em função dos avanços do modelo