Trabalho Tica E Meio Ambiente
A grande problemática que se refere à sustentabilidade assume neste século um papel importantíssimo na reflexão em torno das questões ambientais, e as dimensões do desenvolvimento da sociedade como um todo, buscando alternativas para que haja uma correlação mais harmoniosa entre o homem e a natureza. A sociedade contemporânea revela grande preocupação com o impacto dos humanos sobre o meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica em constante evolução no mundo.
Desde os primórdios da evolução humana, o homem apresenta-se como um ser individualista que age inteiramente envolto a interesses, seguindo essa linha de raciocínio é concedido à natureza um valor instrumental de servir ao homem e suas necessidades, ou seja, o homem é livre para gozar da natureza sem limites e ponderações, usufruindo ostensivamente das suas fontes finitas.
[...] as interações do homem moderno com seu meio, munido pelo manancial da ciência e da técnica, foram de tal forma incríveis que acabaram gerando um potencial destrutivo de risco em larga escala em relação ao meio ambiente natural. (MARQUES, 2004, P.175).
O progresso tecnológico e social segue paralelamente interligado com o uso e adaptações que fazemos no meio em que vivemos, de maneira que atingimos um enorme potencial de conduzir e também controlar a natureza em favor das nossas necessidades e intenções mais imediatas, algumas desnecessárias. Destarte foi possível garantir inicialmente a subsistência humana, e posteriormente a incentivar o capitalismo e a produção incessante de bens de consumo duráveis e não duráveis, ascendendo a urbanização das cidades e os avanços tecnológicos de fronte ao consumismo desenfreado.
Dentro deste processo crescente de globalização e crescimento socioeconômico, o homem leva muito tempo para ser possuidor da consciência de preservação ambiental. Mesmo que tardia a prática da sustentabilidade faz emergir uma nova ideia de