Trabalho TI
O WMS (Warehouse Management System) – Sistema de Gestão de Armazéns otimiza todas as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) dentro do processo de armazenagem.
Automatismo e flexibilidade são duas fortes características desse sistema. O WMS permite selecionar os pedidos de várias formas, dependendo do tamanho da remessa e da distribuição dos itens pelo armazém. Ele indica o melhor local para armazenar um determinado produto na hora do seu recebimento, evitando assim que o operador percorra todo o armazém em busca de um local disponível para armazenar. Outra funcionalidade é a disponibilidade online da real quantidade e localização dos produtos em estoque.
Tem como principal objetivo controlar, coordenar e gerir todos os processos que são desenvolvidos em um armazém. Os diferentes níveis de funcionalidade do Easy WMS permitem adaptar o software às necessidades concretas de cada instalação em função do grau de complexidade e automatização do armazém e se adapta facilmente ao crescimento de um negócio ou a novos processos e volumes devido à sua grande flexibilidade.
O WMS otimiza todas as atividades operacionais e administrativas do processo de armazenagem, tais como: recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e inventário, entre outras funções. Redução de custo e melhoria do serviço ao cliente são ganhos obtidos com a utilização destes sistemas, pois a produtividade operacional tende a aumentar.
"Todas as atividades passam a ser controladas e gerenciadas pelo WMS, em vez de serem feitas pelo operador, eliminando o uso de papéis, minimizando erros, aumentando a velocidade operacional e proporcionando uma acuracidade de informações muito alta." (BANZATO, 2004)
O sistema opera totalmente em tempo real entre múltiplos armazéns, possibilitando a visualização do status das mercadorias tanto localmente, quanto a distância