Dobradura No Ensino Fundamental
O presente trabalho teve por objetivo trabalhar a dobradura aliada a contação de histórias nas salas de Educação Infantil.
Vivenciar o uso da dobradura de papel como recurso para contar e criar histórias, proporcionando, desta forma, o desenvolvimento da expressão criadora. Confeccionar dobraduras muito simples, com uma só dobra, que podem ser feitas por crianças desde a Educação Infantil.
Os primeiros contatos da criança com o papel devem ser livres, de modo que em sua manipulação interaja com o seu próprio espaço, familiarizando-se com o material para num segundo momento poder expressar-se através dele.
O grande valor do trabalho junto às crianças está o manuseio do papel, em que elas picam, enrolam, dobram,desdobram, amassam, rasgam, colam, criando suas próprias representações internas e externas.
Ao introduzir uma atividade com dobraduras o professor deve estar atento para não frustrar a criança que tenha alguma dificuldade motora ou até mesmo a que não tenha, exigindo dela estereótipos perfeitos.
Como parte integrante da arte-educação, a dobradura pode ser classificada como um recurso que concorre para a interdisciplinaridade dentro do currículo escolar, uma vez que através dela outras atividades podem ser estimuladas, a melhora da capacidade de concentração, desenvolver a coordenação motora fina, os desenhos, as pinturas, as colagens, os recortes, as dramatizações, a criação de histórias, associação das personagens com canções e histórias da literatura são exemplos dessa abertura que ela nos dá.
Sendo um meio de expressão que nos permite trabalhar juntamente com outros recursos, a dobradura aliada a contação de histórias dá vida e sentido ao objeto construído.
A leitura é um ato cultural e social que desperta a atenção da criança para as características da linguagem escrita, da oralidade, criatividade, imaginação, dentre outras importantes no período de zero a seis anos.
Em conjunto com a dobradura pode fazer parte da