trabalho ti
DATAPREV
INTRODUÇÃO
O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações e, nos dias de hoje, baseia-se no conceito de satisfação do cliente.
Segundo Garvin (1992), a forma original da qualidade era voltada para a inspeção.
Hoje esse conceito foi ampliado, pois as atividades a ela relacionadas se tornaram essenciais para o sucesso da organização.
Para Juran (1991) a Qualidade tem dois significados.
O primeiro consiste na ausência de falhas.
O segundo, nas características do produto que vão ao encontro das necessidades dos clientes e, dessa forma, proporcionam a satisfação em relação ao produto.
Com o foco na satisfação dos clientes, as empresas começaram não só a concentrar seus esforços na melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, bem como a investir em tecnologia para assegurar os padrões de produção, visando garantir de forma sistemática e disciplinada a melhoria contínua da qualidade de seus produtos e de seus processos. Segundo
Juran (1991), os produtos resultam dos processos, e a qualidade daquelas é conseguida de forma consistente a partir da qualidade destes.
Nesse processo de implantação de políticas e processos de qualidade nas organizações, não se pode esquecer da importância do uso da tecnologia. E dentro dessa perspectiva da tecnologia, uma das mais crescentes e utilizadas pelas organizações é a Tecnologia da
Informação. (ALBERTIN, 2004)
A TI é cada vez mais uma ferramenta de competitividade das empresas, principalmente na gestão por processos e nos programas de Gestão Estratégica da Qualidade, que freqüentemente implicam a mudança dos processos organizacionais e têm na TI uma ferramenta valiosa para viabilizar essas alterações.
É preciso, no entanto, que haja um alinhamento estratégico entre a gestão da qualidade, da tecnologia e do negócio.
“A tecnologia da informação considerada na década de 70 e 80 como um mal
necessário,