Trabalho TGE
Muitos fatores já haviam acontecido para que se tornasse república, como, em 1980 com uma revolta no Porto, uma crise financeira e a pressão dos inglês para que ocorresse. Apenas em 1911 com a revolução conseguiram a transformação em república.
Por conta de corrupção, incompetência governamental para administrar, foi prejudicada a primeira república de Portugal. Com problemas pessoais, ideias diferenciadas tornaram o governo português o mais desequilibrado da Europa ocidental, levando em conta um total de 45 governantes em 15 anos, assim levando a consequência da tomada do governo pelos militares.
Para muitos críticos, a transformação em república foi apenas um golpe, das intenções dos poderosos do país, a pesar da revolução ter sido feita pelos trabalhadores, com isso acabando com Portugal tradicional. Por todos os problemas que levaram foram chamados de República do pesadelo.
Em uma entrevista perguntaram ao ex-primeiro-ministro Marcelo Caetano, o que causou a queda da república, e a resposta adquirida foi a seguinte:
“A falência da Primeira República ficou a dever-se, em minha opinião, à política religiosa inicialmente adaptada, assim como às instituições parlamentares, que facilitaram a pulverização dos partidos e a instabilidade e a fraqueza dos governos.”
Assim foi a fala do ex primeiro ministro, mas para muitos críticos, a verdadeira queda da republica foi por conta de que os políticos não sabiam governar verdadeiramente dito, apenas favorecendo a classe média para cima e esquecendo-se das classes menos privilegiadas, o trabalhador.
Com o surgimento de uma faixada de que a república foi um Estado Novo, apenas para fazer uma boa imagem da república, surgiram novos estudiosos que garantiram e quebraram essa faixada mostrando que o interesses dos republicanos era apenas a classe media para