trabalho de TGE
É o nome cujo sistema politico e administrativo defende a alguém o poder absoluto. Isso o torna independente de outros órgãos. Este sistema predominou na Europa na época do Antigo regime. Concentrando assim todo o poder do estado a só uma pessoa.
Em Portugal a monarquia era tradicional, ou seja, o poder nas mãos do monarca era limitado, pois possuía outros órgãos de soberania. Mas o reino de Portugal passou por varias fases de desenvolvimento. Tendo assim, uma grande concentração do poder nas mãos dos reis. Até que esse poder viesse a sessar com a monarquia constitucional.
Na Espanha houve a unificação politica, devido a um casamento. Isso possibilitou a expulsão dos mouros, com a ajuda da burguesia. Que se torna uma forte aliada nesse período. Com isso a exploração colonial enriquecia o estado, tendo assim o poder real crescente. A Espanha buscava ter a hegemonia no mercado internacional, e nas disputas de ares colônias. Sendo ela a maior potencia do século XVI. O motivo de este império ter se deteriorado. Foi pelo objetivo de guerra contra a Inglaterra. Tendo um forte exercito a conquista seria iminente, mas devido a uma tempestade este veio a ser derrotado pelos ingleses. Neste marco a Espanha começa a perde suas colônia e ter o poder internacional reduzido.
A França possuía uma divisão religiosa, tendo dois grandes grupos divididos em calvinistas e católicos. A solução deste problema veio com Henrique III, que por ser católico se aliou com o líder dos calvinistas, Henrique de Bourbon. Essa união possibilitou ao estado um governo, mas amplo. E com a morte do rei, Bourbon se converteu para o catolicismo, toma o trono, e com sua popularidade já conhecido, vem a se chamar Henrique IV, no seu governo veio a apoia Luís XIV conhecido por “Rei Sol” tendo uma de suas falas conhecidas por “o estado sou eu” detendo de um enorme poder. Seu governo se resultava em poder absoluto já que veio a recusar a figura de um primeiro- ministro e a reduzir