Trabalho Teoria
Pólo Promissão/SP
Curso: Administração
Disciplina: Gestão de Negócios
Participantes:
Divina F. Santana Berling – RA 422364
Glaucia Assunção Silva – RA 422440
Rafael Itto de Oliveira – RA 422759
Prof. Mauricio Dias
Promissão / Junho de 2013
Gestão do conhecimento:
O termo Gestão do conhecimento tem sido o tema central de debate na filosofia e nas ciências que estudam o conhecimento desde a época de Platão e Sócrates, mas não era um assunto inserido nas gestões daquele tempo.
Abaixo, algumas definições de gestão do conhecimento.
Takeuchi e Nonaka:
É, o processo de criar continuamente novos conhecimentos disseminando - os amplamente através da organização e incorporando - os velozmente em novos produtos, serviços tecnológicos e sistemas.
Chiavenato: Para Chiavenato (2005), a palavra conhecimento pode ter vários e diferentes significados. Pode significar informação, conscientização, saber, cognição, sapiência, percepção, ciência, experiência, qualificação, discernimento, competência, habilidade, prática, capacidade, aprendizado, sabedoria, certeza etc
De acordo com a definição de Takeuchi e Nonaka a Gestão do conhecimento, é a maneira como ele é criado, compartilhado e divulgado velozmente através de novos produtos e serviços O conhecimento deve ser compartilhado para que esteja em constante crescimento.
Chiavenato, da uma série de definições sobre o que é conhecimento como informação, conscientização, sabedoria e consciência e muitas outros significados o que nos faz entender que o conhecimento é uma habilidade muito abrangente o que nos mostra o quanto pode ser difícil gerenciar tudo isso.Como adquirir, desenvolver, transmitir, fazer com que continue crescendo com eficiência e eficácia.
Mas como essa gestão pode ser aplicada nas organizações?
Um lugar onde a prática da G.C.fica bem colocada é na área de RH.
Por ser um lugar onde se lida com o ser humano o tempo todo e por ficarem estrategicamente responsáveis em tudo o que