Trabalho de teoria
1) Quais eram os três pontos fundamentais de uma teoria para os gregos?
- Para os gregos as três premissas fundamentais de uma teoria eram: validade, enunciado e demonstração. Isto é, deveria ter validade por meio de um enunciado claro e dessa forma ser demonstrada.
2) As teorias dos gregos entravam em conflito com a religião pagã deles? Dê um exemplo que justifique sua resposta.
- Não. Para os gregos a teoria se fundia com a própria religião pagã. Um exemplo disso foi Empédocles, que pelo radicalismo de sua fé saltou em um vulcão para provar sua teoria de que sairia dali vivo por ser o preferido pelos deuses.
3) Os renascentistas recuperaram as teorias da antiguidade clássica com o objetivo de construir uma ciência para combater a religiosidade?
- Os renascentistas resgataram as teorias da antiguidade clássica, mas as teorias que surgem a partir desse momento até o século XVII tentam combater os dogmas religiosos sem desrespeito à fé.
4) Quais foram os passos da evolução da ciência entre o renascimento e o iluminismo?
- O questionamento mais aprofundado sobre a verdade, uso dos métodos empírico (capaz de ser testado por meio de experimentos), e racional (razão). Surge, então, a Síntese Kantiana, uma maneira de garantir a universalidade dos conceitos por meio de sua origem na razão pura, e de garantir também sua validade ao submeter a razão aos limites impostos pelos fenômenos. Deus deixa de ser um problema científico. 5) O que é paradigma, crise de paradigma e revolução científica?
- Paradigma é a denominação dada por Thomas Kuhn para representação das diversas formas de ver o mundo, “paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência” (Kuhn). É por meio dos paradigmas que os cientistas buscam respostas para os problemas colocados pelas ciências. A partir do momento em que