Trabalho De Teoria
Ciências Contábeis
Teoria da Contabilidade
Priscylla Amanda Tavares Vieira Costa
Wilce Aparecida Ribeiro Marques
Postulados, Princípio e Convenções
São Gonçalo
2014
Postulados Os postulados representam a base sobre a qual se desenvolve todo o raciocínio lógico. São classificados como:
Postulados normativos – define como deve - se fazer a contabilidade, faz necessário uma justificativa ou explicação.
Postulados descritivos – descreve e explica como deve ser apresentar as informações contábeis.
Postulados ambientais - define o ambiente onde a contabilidade deve operar, é importante, pois evidenciam o ambiente econômico, social e político.
Princípios Contábeis
1. Principio da Entidade O patrimônio é conhecido como objeto da contabilidade.
Princípio que diferencia o patrimônio da pessoa física da pessoa jurídica. O patrimônio da empresa jamais se confunde com os dos seus sócios ou de outra empresa pertencentes ao mesmo grupo econômico se houver.
2. Princípio da continuidade Estabelece que a contabilidade efetue a avaliação do patrimônio das entidades, até que se prove ao contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo. 3. Princípio da oportunidade Refere-se em apresentar e mensurar com precisão as variações patrimoniais.
4. Registro pelo valor original Como o nome já diz, os elementos patrimoniais devem ser registrados pela contabilidade por seus valores originais, em moeda corrente do país.
Custo histórico – os ativos são registrados pelo valor de compra, e os passivos são registrados pelo valor do recurso que foi recebido em troca da obrigação.
Variação do custo histórico:
a) Custo corrente – os ativos e passivos tem seus valores reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa na data ou período das demonstrações contábeis;
b) Valor realizável – os ativos e passivos tem seus valores mantidos em caixa ou equivalentes de caixa no curso normal das operações das