trabalho teoria da contabilidade Escolas do Pensamento Contábil
FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE
ESCOLAS DO PENSAMENTO CONTÁBIL E SEUS PRINCIPAIS PENSADORES
CARLA PATRICIA OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201402488912
PROFESSOR: MARCOS LIMA
RECIFE, 03 DE JUNHO DE 2015
PERÍODOS EVOLUTIVOS DA CONTABILIDADE Como tantas outras doutrinas, podemos afirmar que a contabilidade é uma herança de antigos profissionais e usuários da contabilidade. Profissionais estes, que marcaram os períodos evolutivos da história contábil, com marcos que contribuem até hoje para a prática desta profissão. Para melhor construção do texto e para melhor entender os períodos que serão citados mais adiante, vejamos através do quadro á seguir os quatro períodos de evolução, seus respectivos anos a qual pertenceram e o marco a qual fizeram mudar.
Período
Ano
O que marcou a mudança nesse período?
Contabilidade Antiga ou Empírica.
De 8000 a.c até 1202 da era cristã.
A edição do livro de Leonardo Fibonacci, Liber Abaci, em 1202 com apenas 3 manuscrito.
Contabilidade Medieval ou Sistematização da Contabilidade.
De 1802 até 1494.
Foi a edição do livro de Luca Pacioli, La Summa de Arihmetica, geometria, proportione et proportionalitá. A economia européia em expansão possuiu grande relevância neste período.
Contabilidade Moderna ou Literatura da Contabilidade.
De 1494 até 1840.
Segundo pesquisadores, foi a publicação do livro de Francesco Villa, La Contabilitá applicata alle amministrazioni private e publliche.
Contabilidade Científica ou Contabilidade Contemporânea.
De 1840 até os dias atuais.
Não há marcos comprovados. A contabilidade científica é a usada nos nossos dias atuais.
1. ESCOLA CONTISTA Nascida no século XV, idealizada por um italiano chamado Luca Pacioli, que ao editar seu livro em 1494, com a primeira secção descrevendo a contabilidade de dupla entrada, conhecido como método veneziano ou mais familiar para contadores como método das partidas dobradas. A escola contista foi