Trabalho Tensegrity
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TÓPICOS OPTATIVOS II
Gabriela Luiza Silva
TP 01- Estrutura Tensegrity
Belo Horizonte
Fevereiro/2014
2
“Trabalhar com o tensegrity ajuda a descobrir a geometria que permite à Natureza construir estruturas altamente eficientes e elegantes. Se utilizássemos nosso conhecimento tecnológico atual, bem como os recursos naturais disponíveis, com a mesma eficiência que a
Natureza o faz, poderíamos elevar o padrão de vida de todos sem sacrificarmos os recursos naturais não renováveis.” (Sieden, 2000 p.103).
Tópicos Optativos II
3
1. Introdução
Ao longo de anos, com avanços das tecnologias construtivas e com as novas problemáticas existentes no mundo moderno, tem-se buscado cada vez mais soluções estruturais leves e também emprego de novos materiais na construção civil.
Neste contexto, a estrutura abordada no presente trabalho, a estrutura Tensegrity, tem sido estuda e aperfeiçoada com usos de novos materiais com caráter sustentável e ecológico.
O Tensegrity é considerado um sistema completo, que possui especificidades que hoje são imprescindíveis, principalmente quando se trata de construção civil. Pode-se citar como uma deles a economia de custos e eficiência do tempo de construção e no planejamento, controle e administração do projeto de construção em geral e abertura para emprego de novos materiais.
Tópicos Optativos II
4
2. Definição
O nome “Tensegrity” foi criado pelo pesquisador Richard Buckminster
Fuller, em 1955. A origem da palavra Tensegrity deriva da junção das palavras Tensional- tengrity, que significam “integridade tensional”.
Há varias definições a cerca deste sistema, mas segundo Jaurégui, o
“Tensegrity é um principio estrutural baseado no uso de componentes em compressão isolados dentro de uma rede de tensão continua, de tal modo que os membros em compressão (normalmente barras ou hastes) não se tocam e os membros protendidos em tração (normalmente cabos ou