tensegrity
ESTRUTURAS TENSEGRITY
Belo Horizonte
Setembro de 2013
Introdução
O trabalho tem por objetivo demonstrar alguns princípios de estabilidade, com a apresentação de conceitos e a partir da montagem de uma forma estrutural básica de tensegrity, que alcança a estabilidade através do tensionamento proveniente da associação de cabos e barras.
ESTABILIDADE
Estrutura estável é aquela que se mantém sem alterações mesmo após sofrer interferências de qualquer espécie em seu sistema estrutural. A estabilidade pode ser adquirida de várias formas, pelo material empregado, através da associação de elementos estruturais entre outros.
O conceito de estabilidade se aplica a várias estruturas, e engloba muitas áreas de conhecimento.
ESTRUTURAS TENSEGRITY
Tensegritys são estruturas baseadas na associação de barras e cabos que são organizadas de forma a manter uma rede contínua de cabos tracionados. Quanto mais tensão é dada pelos cabos as barras, mais rígido e utilizável torna-se o tensegrity. O ponto de dependência entre a geometria assumida e a protensão aplicada representa a etapa conhecida por “busca de forma” onde a forma inicial da estrutura é definida.
O princípio estrtutural foi aplicado por Kenneth Snelson, em uma das primeiras esculturas concebidas com conceitos tensigrid.
Fonte:http://www.kennethsnelson.net/ (16/08/2007
FIG. 01 - Needle Tower: Construída em 1968 por Alumínio e cabos de aço, 18m de altura
Fig.02- Modelo de tensegrity
USOS
As estruturas tensegrity podem ser utilizadas de diversas formas, pois o que se aplica de fato é o conceito. É possível utilizar em mobiliários, estruturas de engenharia e várias outras formas o importante é que a estabilidade seja alcançada para o uso desejado.
Fig.03- Mobiliário; mesa com três pés Fig.04- Ponte