Emergência psiquiatrica
Curso Técnico em Enfermagem – IV Módulo Noturno
Emergência Psiquiátrica
Caetité – BA
2012
Emergência Psiquiátrica
Trabalho solicitado como requisito de avaliação do IV Módulo do curso Técnico em Enfermagem, referente ao componente curricular Urgência e Emergência.
Caetité – BA
2012
A emergência psiquiátrica
Consiste em quaisquer alterações nos pensamentos, sentimentos ou comportamentos para as quais se faz necessário atendimento rápido por representar risco significativo para pacientes ou para outras pessoas. O paciente pode estar em crise devido alguma doença física (como por exemplo, hemorragia cerebral), secundária à substâncias (por exemplo álcool, cocaína), ou decorrente de doença mental (mania, esquizofrenia).
Segundo dados, os diagnósticos mais comuns envolvem depressão e mania, esquizofrenia, dependência de álcool e mais atualmente, dependência de crack. Cerca de 40% dos pacientes atendidos em emergências psiquiátricas necessitam de internação. Algumas das manifestações são: Ansiedade aguda e Ataque de Pânico, precisamente em pacientes que apresentam sintomas intensos de angústia e que junto com isso podem apresentar sintomas corporais como começar a suar, sentir o coração bater mais rápido, sentir falta de ar, formigamento nas mãos ou boca, tontura, mal-estar e ter a sensação que vai morrer; Delirium, em que pessoa pode se apresentar mais sonolenta ou mais agitada, tem dificuldade em prestar atenção no que se passa ao seu redor e frequentemente tem alucinações; Psicoses agudas, quando a pessoa fica fora da realidade, desorientada e tem alucinações, acreditando que alguém a persegue ou quer prejudicá-la. Com tais impressões, o paciente tende a ficar agitado e agressivo, o que leva à necessidade de se buscar um serviço de emergência.
Muitas são as causas que podem levar a pessoa