Configura O Da Familia
Designa-se por Família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
Originária da Europa é um modelo de família, no qual são reforçados os vínculos familiares, os quais eram intensos, entre pai, mãe e filhos, diante disso Bock (2002) reforça e percebe-se que:
...o modelo de família consistia em Pai-Mãe-Prole. Esse modelo de estrutura familiar era considerado ideal pelo modo dominante de pensar na sociedade e, por isso, bastante usado para classificar todos os outros modos de organização familiar como desestruturados, desorganizados e problemáticos (BOCK et. al., 2002 p. 247).
Embora o conceito atual de família seja muito diferente do que se tinha em tempos passados, ainda continua sendo a família o centro com que as pessoas se identificam e em que aprendem sobre a vida. Família e casamento tiveram sua função social transformada especialmente ao longo do século XX: já não se espera dessas relações somente o cuidar e manter a prole.
Para entendermos as mudanças na concepção de família, a função social desta instituição e a produção de subjetividade que ocorre em seu interior, é necessário recorrer à história. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente:
•
a Família Consanguínea – intercasamento de