Relatorio Bioquimica PH Titula O
Samara Samya Cruz Bayma
Bioquímica Básica
Relatórios (Aulas práticas)
Belém
2015
Disciplina: Bioquímica Básica
Professora: Rafaelle Matos
Turma: NUTN1B
Aluna: Samara Samya Cruz Bayma
Roteiros de aulas práticas de bioquímica.
Aula prática I: Utilização do PH-metro.
Aula Prática II: Prática de titulação.
Aula Prática III: Detectar a presença de ligações pepitídicas.
Aula Prática I: PH-metro
Introdução
O PH ou potencial hidrogeniônico consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Sendo determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+). Os valores de PH variam entre 0 a 14 e podem ser medidos através do PH-metro ou por indicadores. O método utilizado para esta prática foi com PH-metro.
Classificação para soluções:
PH de 0 a 7: Soluções ácidas
PH igual a 7: Soluções neutras
PH maior que 7: Soluções básicas ou alcalinas
Objetivo
Entender e ambientar-se com a utilização do PH-metro e observar a variação de ph em uma solução devido acréscimo de uma base forte.
Material
- Balão volumétrico;
- Bureta;
- Proveta;
- Pipeta;
- Cadinho para macerar;
- Béquer;
- PH-metro.
Método
Transferir para um béquer com 30 ml de ácido acético 0,1 M. Medir o PH desta solução com a utilização de um PH-metro (calibrar o PH-metro). Anotar o resultado. Levantar a alavanca com o eletrodo do PH-metro, colocar em um béquer com água destilada sob o eletrodo e lavá-lo com água destilada.
Colocar o béquer com a solução a ser medida sob o eletrodo e abaixar a alavanca com o eletrodo do PH-metro ate mergulhar a ponta do eletrodo na solução sem tocar no fundo do béquer e só então ativar o botão para a leitura e anotar o valor medido.
Com o auxilio de uma pipeta, colocar 3 ml de NaOH 0,1M gradativamente. Fazer novamente a medição do PH. Repetir o procedimento (acréscimo de 3 ml de NaOH), por 3 vezes e após cada acréscimo fazer nova medição do PH. Antes de cada medida é necessário lavar