Quest Es 1
• Distância do poder Como as pessoas de um país aceitam que o poder seja distribuído desigualmente dentro das instituições, esta graduação pode ser dimensionada em pouca distância do poder, até muita distância do poder. Ex: A interdependência entre chefe e subordinado, dando-se preferência ao estilo consultivo. • Quantidade de vida versus qualidade de vida A quantidade de vida, diz respeito a como as pessoas observam os valores e qual a dimensão da agressividade, da violência, da busca pelo dinheiro e bens materiais, a competitividade e outros. Já a qualidade de vida refere-se ao grau em que as pessoas valorizam os relacionamentos e mostram sensibilidade e preocupação com o próprio bem-estar e com o bem-estar dos outros. • Fuga de incertezas O grau em que as pessoas de um determinado país preferem situações estruturadas em vez de desestruturadas. Nas culturas em que prevalece o nível de incerteza, observa-se uma acentuação de ansiedade, nervosismo, estresse e agressividade. Ex: Desenvolver mecanismos para aliviar a ansiedade , por meio de inovações tecnológicas, das leis e religiões.
• Individualismo versus coletivismo De que forma as pessoas de um determinado país preferem agir: como indivíduos ou como membros de um grupo ou de equipes. Quando colocado em prática o coletivismo, observa-se um nível reduzido de individualismo e um aumento de participação em círculo de amigos, na empresa em que estão inseridos e na sociedade de uma forma geral. Ex: A família é um bom exemplo de coletivismo, onde todos se protegem em troca de lealdade.
• Orientação para longo prazo versus para curto prazo As pessoas que fazem parte de culturas orientadas para o desenvolvimento de atividades de longo prazo focam no futuro, valorizam todos os momentos e são