Trabalho Tec Da Constru O G2
Engenharia Civil Tecnologia da Construção 1
Nome: Marcelo da Silva Braz
Professora: Camila Simonetti
Turma: 0439 - 2014/1
Canoas, 03 de julho de 2014
Questão 1. (Vale 1,0 ponto) Sobre a trabalhabilidade do concreto no estado fresco responda:
a. Qual o conceito?
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, agregado graúdo e agregado miúdo. Assim que é preparado, encontra-se num estado plástico ou semi-fluído. Nessa situação ele é chamado de concreto fresco.
b. Quais as características fundamentais?
Existem várias características do concreto no estado fresco, dentre elas podemos citar:
Trabalhabilidade – É a propriedade do concreto fresco definida como a facilidade e a homogeneidade do seu emprego para atender a uma atividade específica.
Consistência – A consistência é a resistência que a massa opõe à sua deformação, estando, portanto, diretamente relacionado com a mobilidade da pasta (mistura de cimento e água). Pode-se considerar como o principal fator influente na consistência, o teor de água/materiais secos.
Plasticidade – Plasticidade é a propriedade que o concreto fresco possui, definida pela possibilidade que o mesmo pode ser moldado sem se romper. Essa propriedade é inteiramente dependente da consistência e da coesão entre os componentes do concreto.
Segregação - Na ausência da coesão ocorre a segregação. Ela é definida como sendo a separação dos grãos do agregado da pasta de cimento, podendo ocorrer durante o transporte, durante o lançamento, durante o adensamento ou também pela ação da gravidade que provoca o assentamento dos grãos mais pesados no fundo das formas, sendo que as demais se espalham pela pasta de cimento.
Exsudação – Fenômeno que deve sempre ser evitado. Se caracteriza pela separação da água dos demais componentes do concreto e pela “subida” deste até a superfície da peça.
c. Como é medida no concreto no estado fresco?
A trabalhabilidade no concreto fresco é medida com o