TRABALHO SUELI SOCIOLOGIA
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Módulo II – 2ª Etapa
Pólo de Apoio Presencial – Cacoal/RO
Disciplina: Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação
Aluna: Sueli da Silva dos Santos
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO
A educação é fundamental na vida social dos indivíduos, ela prepara para o futuro oferecendo conhecimentos, valores e culturas. A educação forma o homem, criando condições para ser autônomo, tomar suas próprias decisões, ser capaz de refletir sobre questões diárias, transforma a sociedade e nos dá sabedoria e conhecimento pessoal e intelectual, contribui para adaptação a vida social, e para que os indivíduos possam exercer seus papéis conforme as tradições culturais e regras. Ela nos prepara para assumirmos o papel no mercado de trabalho assegurando maior produtividade para uma vida melhor.
A educação deve ser a mola mestre, bem como assegurar os direitos prescritos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em especial no capítulo IV, que relata o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Além de assegurar os direitos prescritos na Constituição Federal.
Todo professor deve incentivar seus alunos a serem críticos e questionar seus conhecimentos já adquiridos, despertando a inquietação e o interesse para o para formação de novos conceitos.
Reconhecendo que o papel da escola é transformar indivíduos e sociedade, logo ela não cumpre o papel ideológico de manter as coisas como estão. A formação crítica dos indivíduos quebra o papel ideológico conservador, as pessoas lutam pela liberdade de escolhas, de poder buscar o que condiz com o talento de cada indivíduo e não de buscar somente o que o mercado oferece em sua maior necessidade.
Conforme PACHECO E MENDONÇA: Cabe a esses aparelhos ideológicos divulgar o que interessa para burguesia, seus valores, sua visão de mundo e procurar convencer a classe trabalhadora de que a visão de mundo da burguesia é a melhor para toda a sociedade. Cada