Sociologia
Artigo: A CRISE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS NA ESCOLA:
A CONTRIBUIÇÃO DO OLHAR SOCIOLÓGICO
1. Referência Bibliográfica: MENDONÇA, Sueli G. de Lima 2. Esquema:
1. Função da escola: 1.1 - Papel histórico da escola. 1.1.1 - Transformações na educação decorrentes da Revolução Industrial. 1.1.2 – Causas históricas para o estranhamento entre professor e aluno.
2. Escola, significado e sentidos: 2.1 - Papel histórico da escola em xeque. 2.2 - Sociologia na escola. 2.2.1 - Desnaturalização das relações sociais. 2.2.2 - Relações entre a prática social maior e prática individual. 2.3 - Ausência de mediações principal causa da crise escolar: 2.3.1 - Crise dos sentidos e significados. 2.3.2 - Necessidade de um planejamento pedagógico.
3. Professor não vê sentido positivo para ensinar versus aluno sem motivos para aprender: 3.1 – Importância da Sociologia para mudança desse quadro. 3.1.1 - Como os alunos veem a escola. 3.1.2 - Distanciamento entre o sentido que professores e alunos atribuem a escola e seu significado histórico. 4. Fatores que comprometem as ações dos sujeitos históricos na escola contemporânea: 4.1 - O grande desafio de fazer a mediação entre sentidos individuais e significados. 4.1.1 - É preciso transformar as necessidades individuais dos alunos em motivos para aprendizagem.
5. Educação como mercadoria: 5.1 - A lógica de formar para o trabalho esta presente até em documentos oficiais como a LDB.
5.2 - Contradições de formar para o trabalho. 5.2.1 - A utilização de tecnologias ao invés de trabalho vivo. 5.2.2 - O objetivo principal da escola prejudicado diretamente pela realidade.
6. A proletarização do Professor à partir do século XX: 6.1 - O professor passa a ser