Trabalho substitutivo feira de ci ncias
Educando(a):________________________________________________________________
Turma: _____
Data: ___ / __ / 2011
Tendo como base principal de informação o texto RECEITA DA SUSTENTABILIDADE, de
Fernando Galembeck, extraído da revista Ciência Hoje (volume 47 / 2011), responda às questões abaixo, com o máximo de objetividade e clareza possível. QUALQUER
INFORMAÇÃO QUE NÃO SEJA RETIRADA DO TEXTO DEVE VIR ACOMPANHADA DA FONTE
EXTRA DA QUAL FOI EXTRAÍDA (SITES, REVISTAS, LIVROS, ETC.)!
1. Quem foi o cientista criador da famosa frase “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, estampada na primeira página do texto? O que esse cientista quis dizer com isso?
2. Qual a relação entre as refinarias de petróleo e a produção agrícola necessária para alimentar a humanidade? 3. Por que a fabricação do açúcar de cana (sacarose) obriga, automaticamente, à produção de etanol
(álcool etílico)? Faça uma pesquisa extra sobre a(s) substância(s) química(s) presente(s) nos resíduos da produção de açúcar (reações químicas, alternativas de descarte, etc.).
4. O que é e como se produz o combustível de lixo?
5. Qual a substância constituinte das garrafas PET? Pesquise e cole junto à sua resposta o desenho da molécula (estrutura molecular) dessa substância.
5.1. Qual o principal motivo da poluição ambiental causada pelo PET, e que alternativa você, estudante, daria para combatê-la?
6. O autor concluiu o texto com uma opinião daquilo que ele achou ser a “receita da sustentabilidade”. Em sua opinião, quais seriam as principais dicas para se promover a sustentabilidade ambiental, começando pela sua casa?
Educador Rodrigo Marinho Fernandes
RECEITA DA SUS
“NADA SE CRIA, NADA SE PERDE,
TUDO SE TRANSFORMA”
30 | CIÊNCIAHOJE | VOL. 47 | 280
QUÍMICA
A frase no título resume noções básicas para a compreensão e a melhoria do mundo material. Reconhecendo que nada se cria e nada se perde, eliminamos muitos dos elementos fantasmagóricos