POP 4
Instruções para Biopsias de Glânglios e Amostras Cirúrgicas
UNIP- Universidade Paulista
Laboratório de Analises Clínicas
Coleta de Material Biológico
1. Aplicação:
Este procedimento deve ser realizado por profissionais qualificados na área da saúde como profissionais de enfermagem e biomédicos.
2. Amostra:
A amostra devera ser representativa da lesão e em quantidade suficiente para a pesquisa, bactérias, fungos, microbacterias, protozoários ou amebas e eventualmente vírus e parte do material devera ser fracionada em recipientes apropriados. 3. Interferentes:
Coleta de material mal executada, transporte e armazenamento inadequado.
Usar frascos não estéreis e com conservantes.
4. Material necessário:
Os matérias necessários para a coleta deste tipo de biopsia são: recipientes com conservantes apropriados (em casos de exames histopatológicos), salina estéril e formol, seringa.
5. Procedimento:
O material devera ser obtido em condições assépticas.
1
Devera ser representativo da lesão e em quantidade suficiente para pesquisas
(coloração e exame direto), culturas (bactérias, fungos, protozoários, microbacterias, amebas e eventualmente vírus) e parte do material devera ser fracionada em outro recipiente com conservantes apropriados (formol) para exame histopatológico.
Transporte em frasco estéril com 1 ml de salina estéril em ate 2 horas para o laboratório. Não enviar apenas pus, mas a parte da lesão ativa ou parede da lesão ou do abscesso.
No caso de punção aspirativa, mesmos cuidados de antissepsia, aspirar com seringa e enviar em frasco estéril imediatamente ao laboratório sem conservantes. 6. Interpretação:
A interpretação das amostras é feita em laboratório microscópico com o material disposto em laminas de microscópio.
7. Biossegurança:
A biossegurança é indispensável para obter um resultado esperado, desta forma é importante que o manipulador higienize as mãos de forma correta e completa, faça a identificação do paciente,