Trabalho Suane
No estudo do livro identificamos, as concepções de dois dos mais conhecidos autores da psicologia da educação, Jean Piaget e Vigotsky. Jean Piaget foi um dos mais conhecidos teóricos interacionistas, biólogo por formação, desenvolveu uma teoria chamada de epistemologia genética, que define o estudo do conhecimento a partir de sua gênese, de seu início. O construtivismo piagetiano explica a passagem de um nível de menor conhecimento para um de maior conhecimento.
Um conjunto de fatores é apontado por Piaget(1964) para explicar o desenvolvimento da inteligência, são eles: maturação orgânica, refere-se ao amadurecimento do sistema nervoso; experiências com objetos, é quando o sujeito age sobre o objeto para se desenvolver; interação e transformação social, esse fator implica a necessidade da experiência com pessoas para que o desenvolvimento cognitivo aconteça; e equilibração, esse processo é responsável pela interação dos outros três fatores e pelo avanço do desenvolvimento cognitivo.
A partir da interação com o meio, o sujeito constrói lentamente uma série de estruturas. São: as sensório-motoras (0 a 2 anos), o bebê inicia o seu desenvolvimento a partir dos reflexos inatos, utiliza os sentidos e também desenvolve o exercício de sua motricidade. As estruturas pré-operatórias (2 a 7 anos), ocorre com a possibilidade de interiorização da prática, e se expressa, sobretudo, por meio da linguagem, mas também por meio da imagem mental, imitação, jogo simbólico, desenho e sonho, esse período também é caracterizado pelo egocentrismo psíquico. Estruturas operatório-concretas (7 a 9 anos), surgem a partir do momento em que podemos ver, na criança, a capacidade de conservação e de raciocínio reversível, ela classifica e organiza logicamente conhecimentos que teve acesso, também consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta, preocupa-se com o sentimento de justiça e exige que as regras sejam válidas para todos. Em torno dos