Trabalho Sociologia
1- A mais- valia envolve o conceito de capitalismo, abrange a exploração, desigualdade social, concentração de renda e pobreza, a mais valia é a diferença entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe, valor esse que representa o lucro do empregador e propicia ao aumento do seu capital que seria a base da exploração no sistema capitalista, no sistema capitalista os burgueses ursupa dos trabalhadores.
2- Alienação ocorre quando a maior parte do lucro de uma empresa vai para o empresário. Assim, o trabalhador fica alienado da renda ao qual tem direito, para que o trabalhador não se revolte, o capitalismo usa de mecanismos de introdução de ideologia na cabeça das pessoas, para que estes não perceba a real forma de exploração , eles não percebem que estão sendo explorados, e se conformem com a situação de desigualdade, o trabalhador não possui seus próprios meios de produção, ele precisa vender a única propriedade que lhe pertence, que é a força de trabalho, para os burgueses para assim poder sustentar a família.
3- a) Marx identifica ao longo de sua historia duas classes, uma classe que possui os meios de produção e explora, e a outra classe que possui a força de trabalho e que é explorada , como no escravismo , senhor de escravos e escravos , no feudalismo, senhor feudal e servos , no capitalismo burguês e proletário.
b)
c) As transformações de uma sociedade se dão pela oposição de força,e o que levam a ação revolucionaria são os interesses decorrentes da luta entre as classes sociais.
4-Para Marx, o Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia. Logo, tem como função a permanência da classe como modo de exploração humana, onde gira um círculo vicioso do capitalismo, em que o assalariado vende sua força de trabalho para sobreviver e o capitalista lhe compra a força de trabalho para enriquecer, estando em razão da