Trabalho sociologia aplicada à administração
Para Weber, o desenvolvimento da racionalização em diferentes esferas da vida social, em diferentes períodos históricos e sociais, ocorria de maneira variada, não sendo expressão de uma “lei histórica universal”. Assim, por causa dessas diversas formas dos processos de racionalização, Weber elaborou uma série de tipologias das noções de realidade e ação social.
2. Como os quatro tipos de ação social contribuem para a compreensão do processo de racionalização?
Os quatro tipos de ação social (definidos por Weber: ação afetiva, ação tradicional, ação racional referente a valore e ação racional com relação a fins) contribuem para a compreensão do processo de racionalização pois esse processo consiste na disseminação de formas de ação social racionais nas condutas respectivas às diferentes instituições, organizações ou esferas da vida social.
3. Diferencie as quatro noções de racionalidade.
Inicialmente, por meio da tipologia de ação social werberiana, podemos identificar pelo menos dois tipos de racionalidade (uma em torno de valores e outra de fins). Entretanto Kalberg (1980) identifica quatro noções de racionalidade: racionalidade prática, teórica, substantiva e formal.
A racionalidade prática constitui a ação pela escolha dos meios mais eficientes para se atingir fins de natureza pragmática e egoísta (se submete à realidade tal como se apresenta), e não produz uma conduta metódica e, sim, adaptativa em relação às contingências que se apresentam. A racionalidade teórica, ao contrário da anterior, não se submete a realidade, mas sim a transcende e organiza os eventos aleatórios em um sentido coerente, ela ainda visa o esforço intelectual para apreender a realidade mediante conceitos cada vez mais abstratos e também analisamos que esta