trabalho,sociedade e valor
Trabalho, sociedade e valor
Na base econômica esta o trabalho, é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando os valores que constitui a riqueza social. O trabalho é indispensável para a compreensão da atividade econômica e faz referencia ao próprio modo de ser dos homem e da sociedade.
1.1 – Trabalho: transformação da natureza r constituição do ser social
Trabalho é a transformação de matérias da natureza em produtos que atendam as necessidades dos homens.
Essas atividades são variadas nas espécies de animais. Se for espécie animal ele esta ligado estritamente ao natural, ou seja, já nasceu com essa finalidade. Ex: o João de barro nasceu para fazer sua casa de barro assim como a abelha nasceu para produção da colméia, já é algo geneticamente determinado.
O que chamamos trabalho esta alem dessa teoria natural pois houve uma ruptura ao longo do tempo, pois:
* Em primeiro lugar o trabalho não se opera diretamente com a natural, ele exige instrumentos
* Em segundo lugar o trabalho não se realiza cumprindo determinações genéticas, pelo contrario passa a exigir habilidades e conhecimentos
* Em terceiro lugar porque o trabalho não atende a um elemento limitado e praticamente invariável de necessidades, ou seja, para satisfazer as varias necessidades humanas utiliza-se de varias formas de atende-las e sobretudo o desenvolvimento pode gerar novas necessidades.
Marx considera o trabalho como exclusiva do homem... no fim do processo de trabalho obtém-se o resultado que já no inicio houve a idealização do trabalhador. O que difere das atividades naturais e uma porção de mediação entre o sujeito e o objeto, ou seja, o instrumento ou conjunto de instrumentos que mediam a relação entre ambos. Isso coloca dois problemas para o sujeito do trabalho o problema dos meios e dos fins ( finalidade) e o problema das escolhas se o machado longo ou curto se é bom ou ruim. Desses dois problemas determinam a sua efetivação, ou seja, a