trabalho sociedade e valor,Neto,Paulo jose
Trabalho Sociedade e Valor
Ao observarmos algumas cenas do filme, conseguimos claramente identificar a ideia expositiva do autor ,Paulo José Neto.
1-“Trabalho é tudo aquilo que produz valor”
Nesta questão o fogo algo de grande relevância, e objetivado. Nesta primeira cena percebemos, que o homem em contato com este elemento cria uma relação entre o objeto e o sujeito,. Vemos que o fogo lhe tem um fim proposto, e este por sua vez lhe permite dar proteção, aquecimento durante o frio e também serve como arma para afugentar o predador, pois o homem conseguia perceber que o fogo é capaz de inibir a presença de algo que lhe seria ameaçador. No caso aqui os lobos
2- O homem como um ser que intencional Quando eles saem em busca do fogo, não tendo com o que se alimentar,
Como todos os animais tendem a procurar algo que sacie sua fome, e começa a perceber que existem outras alternativas , não mais sendo canibal e sim a produz um novo hábito alimentar alterando assim o seu paladar, se apropriando do ser pensante Com isto percebemos que o homem por natureza é capaz de identificar o novo, e consequentemente conviver com o mesmo e renovando todas as vezes que necessário for.
3- A humanização como questão. Vemos o homem na cena em que ele tem contatos com outros grupos mais desenvolvidos, ele aprende se torna cada vez mais parecido com os mesmos esquecendo do que é primitivo ,e gerando de forma metamorfoseia aquilo que lhe define como um ser social e humanizado.
4-Linguagem articulada
Quando a moça do grupo mais desenvolvido começa a se pintar, o rapaz a observar, aprende a pintar, mostrando que o sujeito é capaz de aprender e se reproduzir intelectualmente como um ser social.