trabalho sociedade e valor
O objetivo da Economia Política é o estudo das leis sociais que regulam a produção e a distribuição dos meios materiais que permitem a satisfação das necessidades dos homens. Sendo o objeto da Economia Política são as relações sociais próprias à atividade econômica, que é o processo que envolve a produção e a distribuição dos bens que satisfazem as necessidade individuais e coletivas dos membros de uma sociedade.
O trabalho estar na base da atividade econômica,onde torna-se possível a produção de qualquer bem, criando os valores, que constituem a riqueza social, é uma categoria que , além de indispensável para a compreensão da atividade econômica, faz referência ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade.
Trabalho:transformações da natureza e constituição do ser social As condições materiais de existência e reprodução da sociedade, a satifação material das necessidades dos homens e mulheres que constituem a sociedade obtêm-se numa interação com a natureza: a sociedade através de seus membros (homens e mulheres), transformam matérias naturais em produtos que atendem as necessidades.Essa transformação(atividades) denominamos de trabalho. As atividades que atendem a necessidade de sobrevivência são generalizadas entre espécie animais, por exemplo, no ciclo de vida de alguns pássaros, roedores e de certas colônia de insetos, processam-se no interior de circuitos estritamente naturais: realizam-se no marco de uma herança determinada geneticamente ( o joão-de- barro nasce “programado” para construir sua casa, as abelhas nascem para construir sua colméias e recolher pólen etc.) ,numa relação imediata entre o animal e o meio ambiente, satisfazem, sob formas em geral fixas, necessidades biologicamente estabelecidas. O trabalho foi se estruturando e desenvolvendo ao longo de um decurso temporal, rompedo-se com o padrão natural daquelas atividades.
Em primeiro lugar, porque o trabalho ao se opera com uma atuação imediata