Trabalho sobre a Felicidade
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.
A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.
*A Ideologia Da Felicidade
A filosofia está presente em nosso cotidiano e é de suma importância pelos conteúdos tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata determinados temas. A filosofia se diferencia da mitologia e da religião por dar prioridade a argumentos racionais,porém ela se diferencia da ciência por não se apoiar exclusivamente na experiência e na observação.
Existem várias definições para a felicidade: “É o que se precisa no momento”, “Amar e ser amado”, “dinheiro”, “ter fé”, “não guardar mágoas”, ou simplesmente “viver cada dia como se fosse o ultimo”. Mas pode-se dizer também que a vida não é feita de uma única felicidade, mas sim de momentos felizes, então, tudo o que lhe proporciona prazer pode ser chamado de felicidade.
Conclusão
Podemos