Trabalho sobre a estrategia do oceano azul
Reconstruindo fronteiras do mercado
Oceanos azuis são fatias no mercado inexploradas de regras indefinidas, e sem concorrência.
O primeiro princípio da estratégia do oceano azul é reconstruir as fronteiras do mercado para se livrar da concorrência, assim criando oceanos azuis. O maior desafio para realizar isso identificar com sucesso oportunidades de oceanos azul comercialmente atraentes.
Existem alguns padrões para a criação de oceanos azuis. Mais especificamente existem seis condições básicas para a reformulação das fronteiras de mercado, as seis fronteiras.
Primeira fronteira:
Examine os setores alternativos
Esta primeira estratégia consiste em, dentro do seu mercado, procurar disponibilizar produtos ou serviços alternativos. Ou seja, produtos ou serviços com formas e funções diferentes, mas com o mesmo proposito.
O livro da o exemplo da companhia NetJets que reconstruiu as fronteiras do mercado para desbravar o seu oceano azul. Eles analisaram as alternativas existentes e constataram que quando as pessoas precisam viajar de avião, elas têm duas principais escolhas: de um lado, podem viajar em classe executiva ou em primeira classe, num avião comercial e de outro podem viaja em um jato particular. Além disso, ela também pode constatar que o único motivo para alguém viajar em um avião comercial é o custo mais baixo.
Com base nessas constatações, a NetJets oferece aos clientes 6,25% da propriedade de uma aeronave, a ser compartilhada com outros 15 clientes, cada um com direito a 50 horas de voo por ano.
Assim ela proporciona o melhor das viagens comerciais e dos jatos particulares, eliminando e reduzindo tudo o mais. Com isso a NetJets estabeleceu um oceano azul de muitos bilhões de dólares, no qual os clientes recebem a conveniência e a rapidez de uma jato particular com os custos fixos e variáveis baixos de um jato comercial.
Segunda fronteira:
Examine os grupos estratégicos dentro dos setores
Essa